top of page
Biografia
Leonardo Santiago, Presidente da AGBA (Academia Gonçalense de Belas Artes), Vice presidente da SAL (Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo), Comendador e Grão-Colar e membro da ANBA (Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências), tem suas obras espalhadas pelo mundo.
Natural de Niterói, cidade do Rio de Janeiro. Aos 12 anos de idade, concluiu seu primeiro curso de Desenho Artístico na Academia de Artes, RJ.
Em 1998, mudou-se para a cidade de Angra dos Reis, onde teve a oportunidade de fazer outros cursos de desenho e também de pintura.
Aos 14 anos de idade, Leonardo Santiago fez a sua 1° exposição individual, na Casa de Cultura de Angra dos Reis. Participou de exposições no teatro Municipal, Colégio Naval, entre outros salões. Ainda jovem, começou a dar cursos na cidade em que morava.
Em 2002, a Secretaria de Cultura e Esportes de Angra dos Reis, contratou seus serviços para decoração carnavalesca da cidade.
Conquistou algumas premiações ao longo do seu trajeto, como por exemplo: A medalha de ouro na Expo Arte do Colégio Naval (categoria pintura), de 1999.
Logo começou a dar entrevistas para rádios e canais de televisão. Em 2004, Levou a arte para as escolas especiais (Pestalozzi, Escola de Deficientes auditivos, Escola de deficientes visuais, Escola de deficientes Físicos).
No ano de 2005 , participou como palestrante do I seminário sobre Deficiência Intelectual, realizado no período de 13 de junho à 15 de julho na Associação Pestalozzi de Angra dos Reis.
Em 2006, realizou um projeto de Artes com Deficientes, o ECAPED (Encontro de Cultura e Artes para Pessoas com Deficiência), no Angra Shopping.
Mas foi em 2008, que o artista desenvolveu um estilo particular que vem conquistando o público.
Foi convidado para expor suas obras na inauguração da “Travessa dos Artistas”, em Angra dos Reis.
Em 2009, a casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, convidou o artista a participar da exposição : “ 7 artistas 7 olhares”, onde cada participante tinha um estilo próprio .
Também em 2009, Leonardo Santiago recebeu um convite para fazer parte do júri da ABD (Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais ), no qual teve a oportunidade de eleger as melhores obras nacionais.
Um outro momento interessante na carreira do artista foi de receber um convite da superintendente de artes plásticas de São Gonçalo, Lucidalva Viana, para fazer a curadoria da exposição “Nosso acervo”, que comemorou os 120 anos da cidade de São Gonçalo na Casa das Artes, Villa Real.
Em 2011, o artista foi eternizado sendo citado no livro "Perfis Biográficos de artistas gonçalenses". Onde mostra toda a trajetória do artista nos seus principais feitos.
Vendeu centenas de obras. Argentina, Espanha, e Estados unidos são alguns dos destinos de suas obras.
Suas obras agregaram um novo valor (já chegaram a pagar U$ 7.000,00 (sete mil dólares), em uma de suas telas).
Cores fortes e vibrantes são características marcantes nas telas de Leonardo Santiago. Renomado nas cidades de Niterói e São Gonçalo, esta última onde reside atualmente. Leonardo Santiago passa grande parte de seu tempo produzindo suas obras em seu atelier.
Recebeu a Comenda de Belas Artes da ANBA (Academia Niteroiense De Belas Artes Letras e Ciências), onde é membro efetivo, na cadeira de n 41, e o Grão-Colar de Ouro (Honraria Máxima da academia).
Em São Gonçalo, recebeu o Mérito Cultural das mãos do secretário de cultura, Michel Portugal.
Outra cidade onde o artista se destacou foi Angra dos Reis, onde residiu por mais de uma década. Participou de inúmeras exposições, principalmente na Casa de Cultura, Colégio Naval, Teatro Municipal, entre outras. Hoje o atelier Leonardo Santiago tem 3 unidades, sendo uma delas no município de São Gonçalo e as outras duas na cidade de Nova Friburgo. Realiza eventos como o "Open Studio" (Atelier de Portas abertas), com sarau de poesias, exposições e música ao vivo.
O atelier chega a receber mais de 80 visitantes por semana, entre alunos e admiradores de arte.
... E é com determinação e perseverança que Leonardo Santiago continua trilhando seu caminho...
bottom of page